Elaboração do resumo
O resumo tem por objetivo apresentar com fidelidade ideias ou fatos
essenciais contidos num texto. Sua elaboração é bastante complexa, já
que envolve habilidades como leitura competente, análise detalhada das ideias do autor, discriminação e hierarquização dessas ideias e redação
clara e objetiva do texto final. Em contrapartida, dominar a técnica de
fazer resumos é de grande utilidade para qualquer atividade intelectual
que envolva seleção e apresentação de fatos, processos, ideias, etc.
Para elaborar um resumo,
consideram-se duas fases:
I Compreensão da
estrutura do texto a resumir
II Redação de um
novo texto
1. Compreensão do texto
original:
-
leitura global
-
leitura para descoberta da organização do texto:
- levantamento das ideias ou fatos essenciais;
- detecção do seu encadeamento.
-
Após uma primeira leitura de lápis na mão deve-se:
- dividir o texto em partes
- dar um título a cada uma das partes
- assinalar as palavras chave
- sublinhar os articuladores do discurso
- esquematizar as ideias expostas/construir
o plano do texto
- detectar informações dadas pelo título, pela
introdução, pelo desenvolvimento e
pela
conclusão.
2. Construção do novo
texto (resumo)
-
Selecionar as ideias ou fatos essenciais do texto original que constarão no resumo
-
Suprimir:
- palavras ou frases referentes a ideias ou
fatos secundários
- repetições e redundâncias
- interjeições e tudo o que contribua para um
estilo particular do texto
- pormenores desnecessários, exemplos,
citações, pequenas histórias a propósito;
- expressões explicativas do tipo "ou seja", "isto
é", "quero dizer", "dito de outro modo", "por
outras palavras"
-
Substituir frases e enumerações do texto original, por outras que tornem mais econômica a expressão, devendo excluir-se as transições.
-
Manter o fio condutor do texto a resumir.
3. Construção do resumo
-
Manter os valores mais significativos nos textos que fornecem dados em números
-
Escolher o vocabulário com rigor, de modo a evitar palavras inexpressivas
-
Redigir o resumo em linguagem clara e concisa
-
Não exprimir opiniões pessoais
-
Não repetir frases do autor do texto original
-
Omitir/ou transformar discurso direto em discurso indireto
-
Respeitar a ordem pela qual as ideias ou fatos são apresentados no texto-base
-
Articular os parágrafos e as frases
-
Reduzir a extensão do texto a cerca de 2/3 do texto base, ou ao número de palavras ou de linhas proposto.
4. Autocorreção do
resumo
Concluído o resumo, há
que aperfeiçoá-lo. Esta lista de autocorreção pode dar uma ajuda nesse sentido,
pois recupera alguns dos aspectos mais importantes do ato de resumir.
Lista de
verificação do resumo
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Aspectos a
considerar
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Sim
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Não
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Não observado
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1. Referi apenas
as ideias ou fatos principais do texto original.
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2. Omiti ou
substituí as listas ou enumerações por uma designação mais geral.
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Evitei o recurso a
expressões explicativas do tipo "isto é", "como se sabe", etc.
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4. Respeitei a
ordem das ideias do texto original.
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5. Transformei o
discurso direto em discurso indireto.
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6. Excluí
pormenores irrelevantes, exemplos, citações, pequenas histórias a
propósito.
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7. Evitei copiar
frases ou expressões do texto.
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8. Articulei bem
os parágrafos e as frases.
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9. O texto
resumido não excede 1/3 do número de linhas do texto original.
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(Adaptado do
manual Ser em Português, 10º ano, págs. 214/215)
Evidentemente,
alguns resumos são mais fáceis de fazer do que outros, dependendo especialmente
da organização e da extensão do texto original. Assim, um texto não muito longo
e cuja estrutura seja perceptível à primeira leitura, apresentará poucas
dificuldades a quem resume. Em todo o caso, quem domina a técnica - e esse
domínio só se adquire com a prática - não encontrará obstáculos na tarefa de
resumir, qualquer que seja o tipo de texto.
Quando não há a exigência de um resumo formal, o texto pode
igualmente ser sintetizado de forma mais livre, com variantes na
estrutura. Uma maneira é iniciar com uma frase do tipo:
"No texto .....,
de ......, publicado em......., o autor apresenta/ discute/ analisa/
critica/ questiona ....... tal tema, posicionando-se .....".
Esta forma
tem a vantagem de dar ao leitor uma visão prévia e geral, orientando,
assim, a compreensão de que segue. Este tipo de síntese pode, se for
pertinente, vir acompanhada de comentários e julgamentos sobre a posição
do autor do texto e até sobre o tema desenvolvido.1
1. Resumos são, igualmente, ferramentas úteis ao
estudo e à memorização de textos escritos. Além disso, textos falados
também são passíveis de resumir. Anotações de ideias significativas
ouvidas no decorrer de uma palestra, por exemplo, podem vir a constituir
uma versão resumida de um texto oral.
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