quarta-feira, 25 de setembro de 2013

INTRODUÇÃO À SEMÂNTICA



Para introduzirmos o assunto de hoje, resolvi começar este post de um jeito diferente... Afinal, um pouquinho de poesia não faz mal a ninguém:

POESIA CLARA
(Gustavo Haddad)

Eu quero uma poesia clara
Que me diga sim ou não
Sem semântica sem nada
Que revele uma direção

Para o mais comum dos homens, para mim
Que grite alto o nosso nome

Se eu não compreendo, eu não vou responder
Rasgue a fantasia, deixe eu ver você
Mundano ou espiritualista
(Romântico ou naturalista)
Não perca seu ponto de vista, não...

Eu quero uma posição sincera
Que erre ou acerte com exatidão
Sem rodeios, sem promessas
Que aponte uma direção
A poesia acima aborda o tema da nossa aula de hoje: SEMÂNTICA.  No texto, o eu lírico afirma, na primeira estrofe, que a clareza da poesia só é possível “sem semântica sem nada”. Segundo ele, a direção só é revelada a partir do momento em que não existe a semântica. Como poderíamos explicar tal ponto de vista?
Primeiramente, devemos compreender que a semântica é o estudo dos significados dos vocábulos da língua. Além disso, devemos partir do princípio de que os sentidos das palavras são amplos, pois dependem do contexto ou até mesmo da intenção de quem emite uma mensagem.
Dessa forma, podemos captar que essa “direção” mencionada no quarto verso da primeira estrofe diz respeito à significação mais restrita, exata. A semântica corresponde exatamente a essa ampliação de entendimentos, o que, para o eu – lírico, acaba com a clareza.

No nosso dia a dia, entretanto, essa diversidade de significado é fundamental. Na interpretação textual, por exemplo, lidamos o tempo todo com essa multiplicidade de sentidos.
Observem a charge a seguir: "Seu... Seu... Seu político!"


Vejam que o vocábulo “político”, no contexto acima, tem uma carga negativa de significação; equivale a um “xingamento”. A expressão dos personagens associada à visão que, muitas vezes, temos desses “representantes do povo” confirmam esse valor semântico.

CONCEITOS IMPORTANTES:
  • Campo semântico
É um campo de sentido, formado por palavras que pertencem a uma mesma esfera de significação.
Tomemos por exemplo os seguintes vocábulos: escola, colégio, alunos, professores, salas de aula, educação.
Podemos dizer que as palavras acima pertencem a um mesmo campo semântico.
  • Polissemia
É a propriedade que alguns vocábulos possuem de assumir vários significados dependendo do contexto em que estejam inseridos.
Observem, a seguir, os diferentes significados gerados a partir da expressão “cão de guarda
"- Seu cachorro é de que tipo?
- É um cão de guarda.
- Como ele pode ser "um cão de guarda", se você não é guarda?" (Hagar)

SE LIGA!
        Essa multiplicidade de sentidos é justificada pelos valores denotativos e conotativos das palavras.
Denotação: equivale ao significado real, literal da palavra.
Conotação: sentido figurado.

Exemplos:
Meu coração pulsava forte. (sentido denotativo)
A Amazônia é o coração do Brasil. (sentido conotativo
Bem, galera, hoje, vimos os conceitos básicos sobre semântica. No próximo post, vamos estudar e aprofundar novos aspectos relacionados a esse importante assunto. Fiquem ligados!

Nenhum comentário:

Postar um comentário