DEFINIÇÃO
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Um projeto de pesquisa é um documento que apresenta
uma proposta da pesquisa a ser realizada. Visa responder a algumas questões que
serão norteadoras para a investigação, tais como: qual o assunto central da
pesquisa? Por que essa pesquisa é importante? Que material será lido? Quanto
tempo levará? Haverá algum custo financeiro? Quais os métodos para coleta e
análise dos dados? Outras questões poderão ser pensadas, conforme o objetivo da
pesquisa que se pretende realizar.
DICA
A pesquisa engloba três fases: planejamento, execução e divulgação dos resultados. A elaboração do projeto é a primeira fase, isto é, o planejamento. |
O projeto tem duas funções. Uma delas é ser um
documento para avaliação institucional – seja feita por um professor
orientador, comitês ou colegiados acadêmicos, ou por órgãos de fomento à
pesquisa. Outra função é servir de apoio ao pesquisador durante a fase da
execução. O projeto poderá ser ajustado sempre que necessário, de acordo com a
operacionalização da pesquisa.
ESTRUTURA
|
A
estrutura de um projeto de pesquisa é constituída de elementos externos,
pré-textuais, textuais e pós-textuais, cada qual com seus subelementos, como
mostra o quadro que segue.
Não há rigidez na ordem de apresentação dos elementos da parte textual, pois isso depende da área da pesquisa, bem como do estilo redacional do pesquisador. Também, a escolha de quais elementos devem compor o texto do projeto vai resultar dos objetivos da pesquisa, de acordo com as exigências da área de estudo e dos propósitos do pesquisador. |
QUADRO 3 – ELEMENTOS DOS PROJETOS DE PESQUISA
Externos
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Capa
(opcional)
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Pré-textuais
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Folha
de rosto
Lista de ilustrações (opcional) Lista de tabelas (opcional) Lista de abreviaturas e siglas (opcional) Lista de símbolos (opcional) Sumário |
Textuais
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Tema
Problema Hipótese(s) Objetivo(s) Justificativa(s) Referencial teórico Metodologia Recursos Cronograma |
Pós-textuais
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Referências
Glossário (opcional) Apêndice(s) (opcional) Anexo(s) (opcional) Índice (opcional) |
É importante que o projeto seja enxuto, isto é, que os elementos opcionais sejam usados apenas se necessários. Saiba que uma das características do projeto é ser objetivo: vá direto ao assunto, sem rodeios e minúcias desnecessárias! |
FORMATAÇÃO
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A
formatação do projeto de pesquisa – em termos de papel, letra, espaçamentos,
margens, paginação, títulos e outros tópicos do formato para apresentação
gráfica – segue as normas propostas no capítulo FORMATAÇÃO DE TRABALHOS
ACADÊMICOS E CIENTÍFICOS, deste livro:
Capa: Elemento opcional.
Folha de rosto: É a folha que contém os elementos essenciais à identificação do projeto de pesquisa. Elemento obrigatório.
Lista de ilustrações: é elaborada de acordo com a ordem das ilustrações apresentadas no projeto de pesquisa, acompanhada do respectivo número da página. Elemento condicionado à necessidade de cada trabalho.
Lista de tabelas: é elaborada de acordo com a ordem das tabelas apresentadas no projeto de pesquisa, com cada item designado por seu nome específico, acompanhado do respectivo número da página. Elemento condicionado à necessidade de cada trabalho.
Lista de abreviaturas e siglas: consiste na relação alfabética das abreviaturas e siglas utilizadas no projeto de pesquisa, seguidas das palavras ou expressões correspondentes grafadas por extenso. Elemento condicionado à necessidade de cada trabalho.
Lista de símbolos: é elaborada de acordo com a ordem dos símbolos apresentados no texto, com o respectivo significado. Elemento condicionado à necessidade de cada trabalho.
Sumário: Enumeração das divisões, seções e outras partes do projeto de pesquisa, na mesma ordem e grafia em que o conteúdo aparece.Elemento obrigatório.
Tema: Consiste em uma proposição que se pretende pesquisar, desenvolver ou provar. O tema estabelece os limites ou as restrições para a abrangência da pesquisa. Portanto, informa claramente o foco – o objeto – do trabalho.
Capa: Elemento opcional.
Folha de rosto: É a folha que contém os elementos essenciais à identificação do projeto de pesquisa. Elemento obrigatório.
Lista de ilustrações: é elaborada de acordo com a ordem das ilustrações apresentadas no projeto de pesquisa, acompanhada do respectivo número da página. Elemento condicionado à necessidade de cada trabalho.
Lista de tabelas: é elaborada de acordo com a ordem das tabelas apresentadas no projeto de pesquisa, com cada item designado por seu nome específico, acompanhado do respectivo número da página. Elemento condicionado à necessidade de cada trabalho.
Lista de abreviaturas e siglas: consiste na relação alfabética das abreviaturas e siglas utilizadas no projeto de pesquisa, seguidas das palavras ou expressões correspondentes grafadas por extenso. Elemento condicionado à necessidade de cada trabalho.
Lista de símbolos: é elaborada de acordo com a ordem dos símbolos apresentados no texto, com o respectivo significado. Elemento condicionado à necessidade de cada trabalho.
Sumário: Enumeração das divisões, seções e outras partes do projeto de pesquisa, na mesma ordem e grafia em que o conteúdo aparece.Elemento obrigatório.
Tema: Consiste em uma proposição que se pretende pesquisar, desenvolver ou provar. O tema estabelece os limites ou as restrições para a abrangência da pesquisa. Portanto, informa claramente o foco – o objeto – do trabalho.
Não confunda o seu tema com o título do projeto, que é o nome dado ao texto. Apesar disso, no trabalho técnico, o tema pode ser utilizado como título. |
Problema: A redação do problema deve ser
feita em forma de pergunta. A busca das respostas é o processo de pesquisa e
gera o trabalho a que se propõe tanto o Trabalho de Conclusão de Curso, o TCC,
quanto a tese de doutorado ou outro qualquer. Assim, o problema é a questão
norteadora da investigação científica.
Hipótese: É uma resposta provável, suposta e provisória ao problema formulado. A hipótese se apresenta na forma de um enunciado afirmativo, que é elaborado antes do aprofundamento dos estudos a serem realizados pela pesquisa. Essas afirmações serão testadas no decorrer da pesquisa, mediante a evidência dos dados empíricos (dados da realidade) ou da reflexão teórica. Ao final da pesquisa, as hipóteses serão sustentadas ou negadas.
Objetivos: Definidos a partir do problema proposto, representam a operacionalização da pesquisa: relatam o que se pretende alcançar com a pesquisa. A redação dos objetivos é iniciada com verbos no infinitivo:
• Desenvolver (um produto/ uma técnica/ uma metodologia/ uma métrica...)
• Projetar (um aparelho/ um dispositivo...)
• Discutir (uma teoria específica/ um método famoso/ o pensamento de um autor...)
• Comparar (autores/ métodos/ teorias...)
• Caracterizar, Analisar, Interpretar, Propor, Identificar, Definir, Avaliar, entre outros.
Subdividem-se em geral (descreve o que se pretende com a pesquisa) e específicos (têm uma função mais concreta e prática, descrevendo os passos para a realização do objetivo geral, complementando-o).
Justificativa: Consiste em esclarecer o motivo pelo qual o tema foi escolhido, demonstrando a importância da realização da pesquisa. Para justificar uma pesquisa, então, pode-se expor:
• O estágio de desenvolvimento dos conhecimentos referentes ao tema, expondo as limitações e lacunas sobre as teorias ou as práticas profissionais existentes e os aperfeiçoamentos ainda necessários para os quais a pesquisa buscará contribuir;
• A aplicabilidade da pesquisa: a utilidade e a novidade vantajosa para simplificar uma rotina, economizar tempo ou dinheiro, satisfazer às necessidades humanas em eficiência, confiabilidade, rapidez, segurança e outros, em campos como meio-ambiente, saúde, tecnologia, ciência e outras;
• A inovação ou originalidade da pesquisa: a exposição de algo inusitado, que não foi ainda imaginado, dito ou feito no campo científico;
• A relevância social da pesquisa: a contribuição do ponto de vista político, econômico, histórico, cultural ou outros, para a humanidade ou para determinados grupos ou comunidades.
Referencial teórico: Consiste na apresentação de teorias e seus teóricos aos quais a pesquisa se reportará. Isto é, explicita as linhas teóricas que serão seguidas como referência à pesquisa. O Referencial Teórico é um espaço no projeto de pesquisa que poderá apresentar diferentes agrupamentos de informações, podendo estar desmembrado em subpartes, tais como as teorias de base, uma revisão de literatura, alguns trabalhos relacionados, dentre outros.
Teorias de base são as teorias – ou a teoria – usadas como orientação para o estudo: a expressão de um molde teórico e sua respectiva conceituação, que se aplica ao tema e seja usado para a análise e correlação das informações observadas e registradas na investigação, configurando-se no pensamento que fundamenta a pesquisa.
Revisão de literatura, que é a expressão das principais conclusões e resultados que outros pesquisadores obtiveram sobre o tema escolhido, mostrando como se corroboram, se confirmam, e como divergem e discordam entre si. Esse levantamento do estado atual de conhecimento do tema – também chamado de “estado da arte” – é fundamental para que o esforço do trabalho de pesquisa não resulte apenas em conhecimentos que já haviam sido alcançados por outros pesquisadores, tecnologias já desenvolvidas e informações já disponibilizadas pela Ciência.
Hipótese: É uma resposta provável, suposta e provisória ao problema formulado. A hipótese se apresenta na forma de um enunciado afirmativo, que é elaborado antes do aprofundamento dos estudos a serem realizados pela pesquisa. Essas afirmações serão testadas no decorrer da pesquisa, mediante a evidência dos dados empíricos (dados da realidade) ou da reflexão teórica. Ao final da pesquisa, as hipóteses serão sustentadas ou negadas.
Objetivos: Definidos a partir do problema proposto, representam a operacionalização da pesquisa: relatam o que se pretende alcançar com a pesquisa. A redação dos objetivos é iniciada com verbos no infinitivo:
• Desenvolver (um produto/ uma técnica/ uma metodologia/ uma métrica...)
• Projetar (um aparelho/ um dispositivo...)
• Discutir (uma teoria específica/ um método famoso/ o pensamento de um autor...)
• Comparar (autores/ métodos/ teorias...)
• Caracterizar, Analisar, Interpretar, Propor, Identificar, Definir, Avaliar, entre outros.
Subdividem-se em geral (descreve o que se pretende com a pesquisa) e específicos (têm uma função mais concreta e prática, descrevendo os passos para a realização do objetivo geral, complementando-o).
Justificativa: Consiste em esclarecer o motivo pelo qual o tema foi escolhido, demonstrando a importância da realização da pesquisa. Para justificar uma pesquisa, então, pode-se expor:
• O estágio de desenvolvimento dos conhecimentos referentes ao tema, expondo as limitações e lacunas sobre as teorias ou as práticas profissionais existentes e os aperfeiçoamentos ainda necessários para os quais a pesquisa buscará contribuir;
• A aplicabilidade da pesquisa: a utilidade e a novidade vantajosa para simplificar uma rotina, economizar tempo ou dinheiro, satisfazer às necessidades humanas em eficiência, confiabilidade, rapidez, segurança e outros, em campos como meio-ambiente, saúde, tecnologia, ciência e outras;
• A inovação ou originalidade da pesquisa: a exposição de algo inusitado, que não foi ainda imaginado, dito ou feito no campo científico;
• A relevância social da pesquisa: a contribuição do ponto de vista político, econômico, histórico, cultural ou outros, para a humanidade ou para determinados grupos ou comunidades.
Referencial teórico: Consiste na apresentação de teorias e seus teóricos aos quais a pesquisa se reportará. Isto é, explicita as linhas teóricas que serão seguidas como referência à pesquisa. O Referencial Teórico é um espaço no projeto de pesquisa que poderá apresentar diferentes agrupamentos de informações, podendo estar desmembrado em subpartes, tais como as teorias de base, uma revisão de literatura, alguns trabalhos relacionados, dentre outros.
Teorias de base são as teorias – ou a teoria – usadas como orientação para o estudo: a expressão de um molde teórico e sua respectiva conceituação, que se aplica ao tema e seja usado para a análise e correlação das informações observadas e registradas na investigação, configurando-se no pensamento que fundamenta a pesquisa.
Revisão de literatura, que é a expressão das principais conclusões e resultados que outros pesquisadores obtiveram sobre o tema escolhido, mostrando como se corroboram, se confirmam, e como divergem e discordam entre si. Esse levantamento do estado atual de conhecimento do tema – também chamado de “estado da arte” – é fundamental para que o esforço do trabalho de pesquisa não resulte apenas em conhecimentos que já haviam sido alcançados por outros pesquisadores, tecnologias já desenvolvidas e informações já disponibilizadas pela Ciência.
ALERTA
A pesquisa científica busca produzir conhecimentos novos; portanto, não faz sentido que o projeto proponha a “reinvenção da roda”. Por isso, é sempre necessária a revisão da literatura. |
Trabalhos
relacionados são
aquelas pesquisas que foram desenvolvidas com maior proximidade ao que se
pretende fazer, não apenas pela similaridade do tema e/ou dos modelos teóricos,
mas, também pela metodologia escolhida. Deve apresentar os autores, um
descritivo de suas pesquisas e como estas se relacionam com o trabalho que se
pretende realizar.
Dica:
Caso haja dúvida em saber quantas fontes de pesquisa são suficientes para compor o referencial teórico do seu projeto de pesquisa, saiba que dependerá do tema e dos objetivos da pesquisa. Consulte seu orientador ou professor.
Dica:
Caso haja dúvida em saber quantas fontes de pesquisa são suficientes para compor o referencial teórico do seu projeto de pesquisa, saiba que dependerá do tema e dos objetivos da pesquisa. Consulte seu orientador ou professor.
DICA
Caso haja dúvida em saber quantas fontes de pesquisa são suficientes para compor o referencial teórico do seu projeto de pesquisa, saiba que dependerá do tema e dos objetivos da pesquisa. Consulte seu orientador ou professor. |
Metodologia: Consiste em detalhar a
operacionalização da pesquisa, informando como, onde e com quê o estudo será
conduzido. O elemento “Metodologia” pode informar, por exemplo:
• o tipo de pesquisa e os passos para a sua execução;
• a seleção da equipe técnica, se houver, e dos materiais necessários;
• as intenções referentes à escolha dos métodos, das técnicas e dos instrumentos de coleta de dados (entrevista, formulário, observação, testes ou outros);
• os locais da pesquisa de campo;
• a seleção de amostras;
• a forma de dispor os dados, isto é, a tabulação;
• a forma e os passos para análise e interpretação das informações obtidas;
• o tipo de documento que resultará da pesquisa (monografia, artigo, relatório técnico, ou outro).
Recursos: Consiste em listar os auxílios financeiros, materiais e humanos que serão necessários para a realização da pesquisa: equipamentos, insumos, materiais de escritório ou de laboratório, valores para transporte, hospedagem, alimentação, deslocamento, aluguéis e remuneração de funcionários, bem como o pessoal alocado para funções específicas do trabalho que se pretende realizar.
• o tipo de pesquisa e os passos para a sua execução;
• a seleção da equipe técnica, se houver, e dos materiais necessários;
• as intenções referentes à escolha dos métodos, das técnicas e dos instrumentos de coleta de dados (entrevista, formulário, observação, testes ou outros);
• os locais da pesquisa de campo;
• a seleção de amostras;
• a forma de dispor os dados, isto é, a tabulação;
• a forma e os passos para análise e interpretação das informações obtidas;
• o tipo de documento que resultará da pesquisa (monografia, artigo, relatório técnico, ou outro).
Recursos: Consiste em listar os auxílios financeiros, materiais e humanos que serão necessários para a realização da pesquisa: equipamentos, insumos, materiais de escritório ou de laboratório, valores para transporte, hospedagem, alimentação, deslocamento, aluguéis e remuneração de funcionários, bem como o pessoal alocado para funções específicas do trabalho que se pretende realizar.
DICA
Quando a listagem dos recursos especifica o custo em dinheiro, ela é chamada de “Orçamento”. |
Cronograma: Especifica o tempo que será
dispensado para a pesquisa, planejado em cada uma das etapas. Sua estrutura
pode ser apresentada em meses ou semanas, conforme os requisitos da instituição
(tempo mínimo exigido e máximo permitido) e as etapas variam de acordo com as
diferentes áreas do saber.
QUADRO 4 – EXEMPLO DE FORMATAÇÃO PARA O CRONOGRAMA
FASES DO ESTUDO
|
DURAÇÃO EM MESES
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|||||
Jul
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Ago
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Set
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Out
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Nov
|
Dez
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|
Apresentação
do Projeto de Pesquisa
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Levantamento
bibliográfico/ teórico
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Coleta
de dados em campo
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||||||
Tabulação
dos dados e análise dos resultados
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Redação
e formatação do documento
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||||||
Revisão
e correções finais
|
||||||
Apresentação
da pesquisa à comunidade
|
NOTA: As fases de estudo listadas nesse exemplo são meramente ilustrativas e generalizadas. É necessário identificar as fases conforme a área do tema, os objetivos da pesquisa e as exigências institucionais.
Referências: é uma listagem das fontes
pesquisadas e utilizadas no texto do projeto de pesquisa, com a indicação dos
dados necessários para sua identificação individual, como o autor, o título, o
ano e outros. As referências devem ser listadas em ordem alfabética única de
autor(es).
Apêndice(s): São materiais adicionais elaborados pelo autor, que servem para complementar e esclarecer o texto do projeto. Conforme a NBR 6022, os apêndices “são identificados por letras maiúsculas consecutivas, travessão e pelos respectivos títulos”. É um elemento condicionado à necessidade de cada trabalho.
Anexo(s): São materiais adicionais não elaborados pelo autor, que servem para complementar e esclarecer o texto do projeto. São anexos também os materiais do próprio autor, porém não realizados especificamente para o projeto atual. É um elemento condicionado à necessidade de cada trabalho.
Índice: Relação de palavras, frases ou título, ordenada alfabeticamente, que localiza e remete para as informações contidas em um texto. É um elemento condicionado à necessidade de cada trabalho.
Apêndice(s): São materiais adicionais elaborados pelo autor, que servem para complementar e esclarecer o texto do projeto. Conforme a NBR 6022, os apêndices “são identificados por letras maiúsculas consecutivas, travessão e pelos respectivos títulos”. É um elemento condicionado à necessidade de cada trabalho.
Anexo(s): São materiais adicionais não elaborados pelo autor, que servem para complementar e esclarecer o texto do projeto. São anexos também os materiais do próprio autor, porém não realizados especificamente para o projeto atual. É um elemento condicionado à necessidade de cada trabalho.
Índice: Relação de palavras, frases ou título, ordenada alfabeticamente, que localiza e remete para as informações contidas em um texto. É um elemento condicionado à necessidade de cada trabalho.
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