Para introduzirmos o assunto de hoje, resolvi
começar este post de um jeito diferente... Afinal, um pouquinho de poesia não
faz mal a ninguém:
POESIA
CLARA
(Gustavo
Haddad)
Eu quero
uma poesia clara
Que me
diga sim ou não
Sem
semântica sem nada
Que revele
uma direção
Para o
mais comum dos homens, para mim
Que grite
alto o nosso nome
Se eu não
compreendo, eu não vou responder
Rasgue a
fantasia, deixe eu ver você
Mundano
ou espiritualista
(Romântico
ou naturalista)
Não perca
seu ponto de vista, não...
Eu quero
uma posição sincera
Que erre
ou acerte com exatidão
Sem
rodeios, sem promessas
Que
aponte uma direção
A poesia acima aborda o tema da nossa aula de hoje:
SEMÂNTICA. No texto, o eu lírico afirma, na primeira estrofe, que
a clareza da poesia só é possível “sem semântica sem nada”.
Segundo ele, a direção só é revelada a partir do momento em que não existe a
semântica. Como poderíamos explicar tal ponto de vista?
Primeiramente, devemos compreender que a semântica
é o estudo dos significados dos vocábulos da língua. Além disso, devemos
partir do princípio de que os sentidos das palavras são amplos, pois dependem
do contexto ou até mesmo da intenção de quem emite uma mensagem.
Dessa forma, podemos captar que essa “direção”
mencionada no quarto verso da primeira estrofe diz respeito à significação
mais restrita, exata. A semântica corresponde exatamente a essa ampliação
de entendimentos, o que, para o eu – lírico, acaba com a clareza.
No nosso dia a dia, entretanto, essa diversidade
de significado é fundamental. Na interpretação textual, por
exemplo, lidamos o tempo todo com essa multiplicidade de sentidos.
Observem
a charge a seguir: "Seu... Seu... Seu político!"
Vejam que o vocábulo “político”, no contexto acima,
tem uma carga negativa de significação; equivale a um “xingamento”. A expressão
dos personagens associada à visão que, muitas vezes, temos desses
“representantes do povo” confirmam esse valor semântico.
CONCEITOS IMPORTANTES:
- Campo semântico
É um
campo de sentido, formado por palavras que pertencem a uma mesma esfera de
significação.
Tomemos
por exemplo os seguintes vocábulos: escola,
colégio, alunos, professores, salas de aula, educação.
Podemos
dizer que as palavras acima pertencem
a um mesmo campo semântico.
- Polissemia
É a
propriedade que alguns vocábulos possuem de assumir vários significados
dependendo do contexto em que estejam inseridos.
Observem,
a seguir, os diferentes significados gerados a partir da expressão “cão de
guarda”
"- Seu cachorro é de que tipo?
- É um cão de guarda.
- Como ele pode ser "um cão de guarda", se você não é guarda?" (Hagar)
SE
LIGA!
Essa multiplicidade de sentidos é justificada pelos valores denotativos e conotativos das palavras.
Denotação: equivale ao significado real, literal
da palavra.
Conotação: sentido figurado.
Exemplos:
Meu coração
pulsava forte. (sentido denotativo)
A
Amazônia é o coração do Brasil. (sentido conotativo)
Bem,
galera, hoje, vimos os conceitos básicos sobre semântica. No próximo post,
vamos estudar e aprofundar novos aspectos relacionados a esse importante
assunto. Fiquem ligados!
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