PROJETO
DE PESQUISA (EM GRUPO)
LITERATURA:
O ARCADISMO
· A pesquisa que proponho, nessa unidade, visa a analisar as relações apresentadas, na Literatura, entre homem e natureza, buscando a visão crítica de que a literatura sempre demonstrou ser elo entre homem e natureza na transformação do real em imaginário.
· Cada aluno fará uma pesquisa sobre o Momento Histórico e a origem do movimento literário Arcadismo, sobre o domínio econômico alcançado pela burguesia, além do momento histórico vivido na Europa em relação ao Brasil.
CONHECIMENTOS PRÉVIOS
· Já participaram de algum Projeto de Iniciação Científica?
· O que é um Projeto de Iniciação Científica (PIC).
· O trabalho que desenvolveram foi interessante? O que se objetivava "descobrir"?
- Como foi a experiência de terem participado do referido projeto.
- Acompanhem, agora, as linhas gerais de um projeto.
Atividade 1
·
Vocês deverão, em
grupo, pesquisar sobre o tema, seguindo os seguintes passos:
1. Escolha do tema
·
O que vou pesquisar?
·
Um aspecto ou uma área de interesse de um assunto que se deseja provar ou desenvolver.
·
Assunto interessante para o pesquisador.
2.
Justificativa
·
Por que estudar esse tema?
·
Vantagens e benefícios que a pesquisa irá proporcionar
·
Importância pessoal ou cultural
·
A justificativa deve ser convincente
3. Objetivo(s)
·
O que se pretende alcançar com a pesquisa?
4. Formulação do problema
·
Que respostas estou disposto a dar?
·
Definir claramente o problema
·
Delimitá-lo em termos de tempo e espaço
5.
Metodologia
·
Como se procederá a pesquisa?
·
Caminhos para se chegar aos objetivos propostos
·
Qual o tipo de pesquisa?
·
Pesquisa bibliográfica – leitura como material primordial
·
Indicar como pretende acessar suas fontes de consulta,
fichá-las, lê-las e resumi-las, construir seu texto, etc.
6.
Referencial Teórico (Revisão de literatura)
·
Quem já pesquisou algo semelhante?
·
Busca de trabalhos semelhantes ou idênticos
·
Pesquisas e publicações na área
7. Referências
- Redação e apresentação do trabalho científico
Projeto de pesquisa: http://www.youtube.com/watch?v=F6YBitHt9_Q&feature=related
- Assistir a esse vídeo não é redundância. É mais uma forma de dar segurança a vocês sobre o trabalho que irão fazer. Esse vídeo será também um facilitador para você. Se não entenderem alguma etapa, voltem ao vídeo.
·
Em casa, acessem o site abaixo para conhecerem as etapas da Pesquisa de Iniciação Científica:
·
Após a realização desta atividade, vocês deverão se organizar em
grupos e fazer a leitura por partes. Caberá uma parte para cada grupo.
·
Ao final, para socializar o texto, cada grupo deverá fazer uma
apresentação, em dia agendado, do que foi lido.
·
Sugiro que os grupos apresentem suas partes com criatividade.
·
Poderão gravar um vídeo com as informações, apresentá-las por
meio de slides, cartazes e outras estratégias.
Atividade 2:
ATIVAÇÃO DE CONHECIMENTOS PRÉVIOS:
- Algumas perguntas sobre a Inconfidência Mineira, tema estudado em séries anteriores:
- Quem se lembra do nome Antônio Francisco Lisboa? E de Tiradentes? (nome e codinome da mesma pessoa)
- Por que esse homem foi enforcado?
- Como vocês imaginam as condições de vida naquela época?
- Vamos conhecer melhor esse período
- Na sequência, assistam aos vídeos (links abaixo) com o objetivo de listar as informações e fazer um quadro com as informações que não se repetem.
- Em seguida, faremos a discussão sobre o tema: Momento histórico do movimento literário "Arcadismo" no Brasil.
Vídeo 1 - Segredos da
Inconfidência 1/2
Vídeo 2 - Segredos da
Inconfidência 2/2
Vídeo 3 – Tiradentes
iPED
ATIVIDADE 3:
· Para essas aulas, selecionei apenas alguns passos da pesquisa científica.
· Para o estudo do tema, seria importante começar lendo muito sobre o assunto, por isso a opção pela Pesquisa Bibliográfica.
· O que já foi pesquisado sobre o assunto?
PARTE 1 - INÍCIO DA PESQUISA
BIBLIOGRÁFICA
·
Nessa etapa, vocês deverão, em
dupla, acessar sites (listados abaixo) para pesquisarem sobre:
·
O momento histórico
e a origem do movimento literário denominado Arcadismo;
·
Sobre a decadência do
pensamento barroco;
·
Sobre o
domínio econômico alcançado pela burguesia, além do momento histórico
vivido na Europa em relação ao Brasil.
Observação: Os temas acima serão
divididos entre as duplas, de modo que duas ou três duplas
estudem o mesmo assunto.
A pesquisa bibliográfica deverá ser desenvolvida, seguindo os seguintes
passos:
1) Ler
integralmente o texto.
2) Anotar ou digitar em
word as informações novas trazidas pelo texto;
3) Responder aos
seguintes questionamentos: (digitar as respostas)
·
Que razões levaram à denominação do século XVIII como o Século das Luzes?
·
O que recebeu o nome de Iluminismo burguês e por que esse movimento preparou a Revolução Francesa?
·
Qual a importância desses fatos no Arcadismo no Brasil?
Sugestão de sites para a
pesquisa:.
SOCIALIZAÇÃO DOS RESULTADOS - PARTE 1
Para a socialização
dos resultados da pesquisa, PARTE
1, sortearei um representante de cada grupo para expor, em forma de slides, as principais
informações para a turma. Marcarei uma
data para a apresentação.
1.
Depois da apresentação
da pesquisa, conversaremos sobre o tema, através de alguns
questionamentos.
Sugestão:
·
Na revisão bibliográfica que fizeram, (PARTE 1 acima)
encontraram afirmações semelhantes a: " fugere
urbem (fugir
da cidade)" " os árcades voltam-se para a natureza em busca de uma
vida simples". Como isso ocorreu?
·
Nos textos escritos à época denominada Arcadismo, a busca da natureza foi somente um modismo
estético?
·
Os poetas árcades
apenas arremedavam o pensamento de Horácio que foi grande poeta
clássico?
PARTE II - REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Para a revisão bibliográfica, PARTE II, sugiro que acessem os seguintes sites:
Todos os
textos que serão lidos e discutidos em grupos, nesta parte, estarão
complementando o estudo que já foi feito.
EM GRUPOS, VOCÊS FARÃO 2
PESQUISAS:
·
1ª pesquisa - TEMA - Sobre o Arcadismo no Brasil - deverá ser escrita, para ser
entregue ao professor.
·
2ª pesquisa - TEMA - O Arcadismo e o Neoclassicismo - deverá ser uma
apresentação livre, cada grupo escolherá como apresentar à classe. Poderá ser em forma de jogral, gravado no youtube, com
cartazes, em forma de slides,
entre outras.
·
Antes de iniciarem a pesquisa, vocês poderão chegar às
seguintes perguntas, que serão os problemas a serem resolvidos na pesquisa.
1.
Que razões levaram à denominação do século XVIII como Século das Luzes?
2.
O que recebeu o nome de Iluminismo burguês e por que esse
movimento preparou a Revolução Francesa?
3. Qual a importância
desses fatos no Arcadismo no Brasil?
4. Por que os árcades se
refugiavam na natureza?
5. Qual a natureza dessa
relação?
Ao receber a pesquisa escrita, farei a revisão e devolverei ao grupo em forma de apreciação oral. Pedirei, também, para destacarem, dos textos, informações que considerarem importantes e divulgá-las em um blog ou no face.
Tutorial para criação de um
blog, disponível em:
Uma das possibilidades de serviço gratuito é o Blogger (www.blogger.com).
Avaliação:
Avaliarei os trabalhos
escritos (pesquisados) através de leitura e correção, mas também ficarei atenta
à participação coletiva de vocês durante o desenvolvimento das atividades. Além
disso, avaliarei a participação individual de vocês em todas as fases das
atividades. Para tanto, usarei os seguintes critérios:
1. Participaram da aula?
2. Demonstraram interesse
pelo tema?
3. Leram os textos para a
pesquisa bibliográfica?
As apresentações orais poderão ser avaliadas por toda a turma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário