domingo, 19 de maio de 2013

REDAÇÃO: SEQUÊNCIA DE AULA - CRÔNICA



GÊNERO CRÔNICA

1ª ETAPA: TRABALHANDO COM AS CRÔNICAS

1ª AULA
1.  Discussão sobre festa de aniversário:
Ø  Onde e como são comemoradas as festas de aniversários?
2. Leitura e discussão do texto “A ÚLTIMA CRÔNICA”, de Fernando Sabino.
Ø  Comentários sobre o tema.
Ø  Como e o que dizer desses fatos poderem culminar em uma crônica.
3. Exibição do vídeo: Curta metragem “A ÚLTIMA CRÔNICA”

2ª AULA
1.   Organizar a turma em grupos de 4 ou 5 alunos e entregar uma crônica diferente a cada grupo;
2.   Solicitar a leitura silenciosa dos textos, para depois fazerem a leitura em voz alta e apresentarem a narrativa aos outros grupos;
3. Buscar as inferências nas crônicas e fazer algumas perguntas sobre as mesmas;
4.   Fazer a exposição das características desse gênero textual:
Ø  Linguagem literária
Ø  Linguagem da crônica (simples, espontânea, coloquial, figurada)
Ø  Publicação
Ø  Veiculação (imprensa: páginas de revistas e jornais)
Ø  Texto verbal

EXTRA CLASSE
Ø  Solicitar a realização de pesquisa bibliográfica sobre os autores das crônicas em estudo:
1.    Fernando Sabino
2.    Luís Fernando Veríssimo
3.    Marina Colasanti
4.    Rubem Braga
Ø  Sugerir aos alunos que passem a observar, com bastante atenção, os fatos inusitados do seu dia-a- dia (aqueles merecedores de registros), durante a semana seguinte, anotando-os no caderno, para a realização de uma atividade na próxima aula.

2ª ETAPA: PRODUÇÃO DAS CRÔNICAS 

3ª AULA
Ø  Após a pesquisa bibliográfica dos cronistas e das anotações dos fatos observados, os alunos deverão escolher o mais inusitado e produzirem uma crônica.
Ø Os temas podem estar ligados ao meio ambiente, violência, política, vivências, vida em sociedade, etc. À escolha de cada aluno;
Ø  No final desta aula, cada aluno deve entregar o seu texto produzido ao professor.

4ª AULA
Ø  Devolução das crônicas produzidas aos alunos;
Ø  Apresentação dos textos para os colegas de sala;
Ø  Reescrita das produções, após a leitura em sala, seguindo as orientações da ficha de correção.

3ª ETAPA: AVALIAÇÃO DAS CRÔNICAS

Ø  Digitação das crônicas no laboratório de informática, ou em casa dos próprios alunos.
Ø Recolhimento das crônicas digitadas para avaliação e classificação das mesmas pelo professor.

PRODUÇÃO ESCRITA DO GÊNERO

·       A produção será feita individualmente.
·       Pondo em prática os conteúdos estudados, o aluno deverá relatar, de forma breve, um acontecimento simples da vida diária, observando as características estudadas e selecionando os recursos linguísticos adequados à situação comunicativa.
· Os alunos deverão escolher a melhor crônica de seus respectivos grupos para ser lida oralmente na sala.
· Duas delas serão eleitas pelo grupo como as melhores e irão para a publicação no blog da professora.
·  Os demais textos serão expostos no portfólio virtual de cada grupo.
· Para tanto, deve-se planejar a escrita do texto, considerando sua finalidade – buscar nos acontecimentos diários a temática, envolver-se neles e descobrir suas belezas – e o leitor que quer atingir (professores, alunos e comunidade).
·         Correção e revisão das crônicas.
·         Produção da versão final das crônicas.
·         Publicação.


FORMA DE AVALIAÇÃO DOS ALUNOS

·     Os alunos serão avaliados desde o início do projeto: leitura, produção e divulgação do trabalho.
·         O professor deverá observar o interesse, a participação e, principalmente, o envolvimento dos alunos durante todo o processo de leitura e produção.





Nenhum comentário:

Postar um comentário