sexta-feira, 12 de julho de 2013

ATIVIDADE DE REDAÇÃO: MEU AMIGO CELULAR



ATIVIDADE: MEU AMIGO CELULAR
Mensagem:
"Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei. Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento." (Clarice Lispector)
1º Momento - Leitura e discussão do texto abaixo:
FORA DE ÁREA: um dia sem meu celular
Quando surgiu o primeiro telefone móvel, há 22 anos, ninguém poderia imaginar que aquela engenhoca um dia se transformaria em um item de primeira necessidade.
Muita gente acreditava que ele seria um supérfluo e não demoraria a desaparecer.
Mas o mundo acabou descobrindo tantas utilidades para o celular que hoje é quase impossível imaginar-se sem ele.
Cada vez menor e com mais tecnologia – toca MP3, capta ondas de rádio, tira fotografias, filma, envia vídeos e tem tecnologia GPS –, ele tornou-se também uma companhia para o homem. Segurança, conexão com o mundo e versatilidade. O que antes parecia um luxo transformou-se em uma necessidade, uma forma de não nos sentirmos ilhados ou, quem sabe até, desamparados.
Pergunte a qualquer empresário como ele se sentiria se não pudesse usar o celular durante um dia corrido de trabalho. Ou ainda, pergunte a um jovem se ele conseguiria deixar o celular em casa e passar um sábado inteiro sem poder marcar baladas ou falar com o seu amor de qualquer lugar.
Como nos tornamos reféns dessa tecnologia? Será que seria um alívio não ouvir o toque intermitente do aparelhinho? Ou seria angustiante estar fora de contato com o mundo? E você, é um dependente confesso dessa caixinha mágica? Como se sentiria se vivesse a experiência pela qual muitos detestariam passar (e outros adorariam!!!) de ficar um dia sem o celular, “fora de área”?
(por Luly Mendonça e Syanne Neno, revista Estilo Iguatemy, p.42. Texto adaptado).
Responder, oralmente, às questões que o autor faz no texto acima:
1.  Como nos tornamos reféns dessa tecnologia?
2.  Será que seria um alívio não ouvir o toque intermitente do aparelhinho? Ou seria angustiante estar fora de contato com o mundo?
3.  E você, é um dependente confesso dessa caixinha mágica?
4.  Como se sentiria se vivesse a experiência, pela qual muitos detestariam passar, (e outros adorariam!!!) de ficar um dia sem o celular, “fora de área”?
5.  O celular é uma ferramenta útil para sua formação?
6.  De que forma é possível utilizá-lo como instrumento de aprendizagem?
7.  Em que momento é válido usar o celular ou não em sala de aula?
RESPOSTAS:
a)  Não devemos usá-lo:
·       Durante uma explicação;
·       Durante as avaliações que não forem de consulta;
·       Durante as apresentações de trabalhos.
b) Devemos usá-lo:
·       Nos intervalos;
·       Quando termina a explicação;
·       Para fazer atividades de pesquisa, de consulta;
·       Quando não há professor em sala.

2º Momento – Atividade em grupo
1.  Formar equipes com eleição de um líder.
2.  Usando o editor de texto, troque mensagens, por celular, com os componentes de seu grupo. (frases conhecidas ou do cotidiano de vocês, mas de cunho pedagógico)
3.  Cada equipe deverá escolher a mensagem mais significativa para o grupo e socializá-la, justificando a escolha.
4.  O líder, junto com a equipe, deverá fazer um registro fotográfico que faça correlação com a frase escolhida.
5.  Em seguida, deverá fazer a postagem da fotografia na página do facebook “Linguagem e Interaçãohttps://www.facebook.com/LinguagemEInteracao?ref=hl
6.  Cada aluno da turma deverá comentar as postagens, emitindo sua opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário