ATIVIDADE: MEU AMIGO
CELULAR
Mensagem:"Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei. Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento." (Clarice Lispector)
1º Momento - Leitura e discussão do texto abaixo:
FORA DE ÁREA: um dia
sem meu celular
Quando surgiu o primeiro telefone móvel, há
22 anos, ninguém poderia imaginar que aquela engenhoca um dia se transformaria
em um item de primeira necessidade.
Muita gente acreditava que ele seria um
supérfluo e não demoraria a desaparecer.
Mas o mundo acabou descobrindo tantas
utilidades para o celular que hoje é quase impossível imaginar-se sem ele.
Cada vez menor e com mais tecnologia – toca
MP3, capta ondas de rádio, tira fotografias, filma, envia vídeos e tem
tecnologia GPS –, ele tornou-se também uma companhia para o homem. Segurança,
conexão com o mundo e versatilidade. O que antes parecia um luxo transformou-se
em uma necessidade, uma forma de não nos sentirmos ilhados ou, quem sabe até,
desamparados.
Pergunte a qualquer empresário como ele se
sentiria se não pudesse usar o celular durante um dia corrido de trabalho. Ou
ainda, pergunte a um jovem se ele conseguiria deixar o celular em casa e passar
um sábado inteiro sem poder marcar baladas ou falar com o seu amor de qualquer
lugar.
Como nos tornamos reféns dessa tecnologia?
Será que seria um alívio não ouvir o toque intermitente do aparelhinho? Ou
seria angustiante estar fora de contato com o mundo? E você, é um dependente
confesso dessa caixinha mágica? Como se sentiria se vivesse a experiência pela
qual muitos detestariam passar (e outros adorariam!!!) de ficar um dia sem o
celular, “fora de área”?
(por
Luly Mendonça e Syanne Neno, revista Estilo Iguatemy, p.42. Texto adaptado).
Responder,
oralmente, às questões que o autor faz
no texto acima:
1. Como
nos tornamos reféns dessa tecnologia?
2. Será
que seria um alívio não ouvir o toque intermitente do aparelhinho? Ou seria
angustiante estar fora de contato com o mundo?
3. E
você, é um dependente confesso dessa caixinha mágica?
4. Como
se sentiria se vivesse a experiência, pela qual muitos detestariam passar, (e
outros adorariam!!!) de ficar um dia sem
o celular, “fora de área”?
5. O
celular é uma ferramenta útil para sua formação?
6. De
que forma é possível utilizá-lo como instrumento de aprendizagem?
7. Em que momento é válido usar o celular
ou não em sala de aula?
RESPOSTAS:
a) Não devemos usá-lo:
·
Durante
uma explicação;
·
Durante
as avaliações que não forem de consulta;
·
Durante
as apresentações de trabalhos.
b)
Devemos usá-lo:
·
Nos
intervalos;
·
Quando
termina a explicação;
·
Para
fazer atividades de pesquisa, de consulta;
·
Quando
não há professor em sala.
2º Momento – Atividade em grupo
1. Formar
equipes com eleição de um líder.
2. Usando
o editor de texto, troque mensagens, por celular, com os componentes de seu
grupo. (frases conhecidas ou do cotidiano de vocês, mas
de cunho pedagógico)
3. Cada
equipe deverá escolher a mensagem mais significativa para o grupo e
socializá-la, justificando a escolha.
4. O
líder, junto com a equipe, deverá fazer um registro fotográfico que faça
correlação com a frase escolhida.
5. Em
seguida, deverá fazer a postagem da fotografia na página do facebook “Linguagem e
Interação” https://www.facebook.com/LinguagemEInteracao?ref=hl
6. Cada aluno da
turma deverá comentar as postagens, emitindo sua opinião.
Nenhum comentário:
Postar um comentário